Não é bem isso o que eu quis dizer cara, em nenhum momento falei que o processo de boot é apenas tirar dados do HD, pois não entrei em detalhes sobre isso ou que todas as máquinas com o mesmo HD teriam o mesmo tempo de boot. A sua comparação de usar um SSD com um processador Celeron 800mhz é um tanto que exagerado, é o mesmo que colocar um motor de fusca em uma Ferrari. Estou levando em consideração onde todo o conjunto (PC) funciona em "harmonia".
O que eu apenas estou querendo passar é o seguinte, hoje eu tenho uma máquina com um disco rígido comum (SATA II 7200RPM) e amanhã com a mesma configuração faço um RAID0 ou coloco um HD de alta rotação, eu terei melhora, e depois de amanhã coloco um SSD terei ganho melhor ainda. Ou seja, continuo com o mesmo processador. Quando falo "ganho” ou "melhora", é sobre o tempo de carregamento seja do boot ou da abertura dos programas. É claro, esse processo não só depende do HD, o processador faz parte desse processo, mas que o HD realmente faz a diferença faz, e o lado técnico desse processo você já conhece.
Os programas em execução ficam sim armazenados na RAM onde muitos cálculos são realizados, pois essa é a tarefa da RAM, já que o HD demora muito para fazer esses cálculos, é ai que a RAM faz o trabalho dela que é quando o tal programa está sendo executado, não estou falando de abrir um simples blocos de notas não amigo, um programa antes de ser armazenado na RAM ele fica localizado no HD, se é um programa pesado que carrega muitos arquivos, quem que faz o serviço? Mas independente de ser um programa leve ou não é o HD que "acha e carrega os arquivos" e então o programa é executado na RAM. O processador em conjunto com o sistema operacional é o que envia e recebe os comandos desse processo, ou seja, ele processa tudo isso, mas não quer dizer que o processador faz toda essa diferença na hora de executar um programa, sendo que é o conjunto como tudo que faz a diferença, incluindo HD que pode dar o boost nesse processo.
A pergunta do nosso amigo não é sobre HD, mas apenas citei sobre isso e segui com o assunto. Mas se ainda não fui claro para você, infelizmente não há mais nada que posso esclarecer. Em nenhum momento também falei que você está errado, creio que aqui está tendo apenas um equivoco de entendimento.